Olhar Para o Futuro: Não Deixe o Barco Afundar

 

 

Sabemos que o momento não está fácil e favorável para ninguém. Talvez os dias estejam passando e você nem se dê conta de datas e horários, e esteja simplesmente existindo e esperando isso tudo acabar.

Esse sentimento é comum e compreensível. Como lidar com toda a crise? Como olhar para as coisas por um viés positivo ou promissor quando milhões de pessoas estão sofrendo ao redor do globo? Exige muita força mesmo se levantar e seguir em frente.

Não estou falando para voltar a tudo como era antes, sorrir e encarar tudo com normalidade – como alguns estão fazendo, até porque isso não é possível nem realista, mas sim olhar as coisas com outra perspectiva e, quem sabe, observar oportunidades no seu negócio.

Respire, observe o mercado analiticamente e pense: O que minha empresa pode fazer para ajudar às pessoas? Como posso continuar me mantendo competitivo? Não desista e não deixe o barco afundar!

Para te ajudar nessa missão, criamos esse conteúdo com algumas dicas para que você olhe para o futuro e comece a realizar as mudanças a partir de hoje. Não deixe para depois. Seu planejamento deve ser agora, para que o pós-crise não seja apocalíptico.

Como Manter o Negócio Funcionando?

Sabemos que as pequenas e médias empresas são as mais impactadas com a pandemia e a obrigatoriedade de fechar as portas do estabelecimento físico e ficar em casa. O fechamento repentino das lojas e empresas, provoca uma queda no consumo que repercute diretamente no faturamento da sua empresa.

Parece realmente desesperador não saber como pagar funcionários, fornecedores, as contas e arcar com as dívidas que não param de chegar. Pense que você não está sozinho. Esse é um momento delicado para todos e você precisa de adaptar à nova realidade e enfrentar os desafios que aparecem. Confira o que pode fazer para ter resultados.

1- Inove

Esse conceito nunca fez tanto sentido quanto agora. Seja você um MEI ou dono de uma pequena empresa, você deve estar sempre inovando. É através da inovação que você começará a ver novas oportunidades.

Lembre-se: inovar não significa criar algo revolucionário, uma nova tecnologia, mas simplesmente criar uma maneira diferente de lidar com um problema. O famoso “pensar fora da caixa”.

Você deve criar uma solução nova e rápida que atenda as necessidades da sua empresa. Por exemplo: como posso fazer meus clientes chegarem até mim sem que eles se dirijam à loja física?

Os canais digitais são o caminho…

2- WhatsApp Business

Essa rede social pode te ajudar muito a se conectar com seu público. Trata-se de uma ferramenta amplamente conhecida e usada por todos e é uma das melhores formas de chegar até seus clientes.

Se você ainda não utiliza, chegou a hora de aproveitar tudo que ela tem a oferecer, afinal, o aplicativo permite oferecer um atendimento rápido aos seus clientes, estar presente e satisfazer suas necessidades.

3- Fale Com Seu Público

Ser uma marca hoje em dia significa se relacionar com seu público. Principalmente em momentos de incertezas é que você, como marca, precisa se posicionar, agregar valor, agir com humanidade e evitar oportunismos.

Ou seja, seu objetivo principal agora deve ser se comunicar e fortalecer o relacionamento com os seus clientes, ao invés de bombardeá-los com ofertas de produtos e serviços o tempo todo.

Aproveite a quarentena e o distanciamento social, em que as pessoas estão com mais tempo em casa navegando pela internet para construir um relacionamento sólido.

Pense: como eu quero ser visto pelos meus clientes? E, com isso, comece a criar sua linha de comunicação e o tom de voz da sua empresa.

Você pode fazer isso através das mídias sociais. Muitas empresas que se aproveitaram das mídias e criaram estratégias online estão relatando resultados palpáveis de aumento de desempenho, número de visitantes, engajamento e até crescimento das vendas.

4- Invista em Delivery

Acredite: o delivery não é uma solução exclusiva para restaurantes. Sua empresa, independente do segmento, pode se aproveitar dessa forma de entrega a domicílio.

Lojas de roupas, farmácias, pet shops, mercados e outros comércios podem usufruir dessa opção. Se o seu produto não for a pronta entrega, pense em criar um e-commerce. Essa é a melhor maneira de vender online.

5- Capacite-se

Por mais difícil que seja manter o foco nas suas atividades, tente aproveitar o tempo livre para se capacitar. Evite ficar lendo notícias toda hora sobre a pandemia e procure ocupar sua mente com outras coisas.

Que tal estudar aquilo que há muito tempo estava querendo e não tinha tempo? Aproveite o momento para adquirir novos conhecimentos e habilidades de gestão que serão úteis para esse momento e o pós-crise.

Fonte: accendadigital

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