Marketing Viral

O Marketing Viral, que faz parte do marketing digital, se refere à técnica de usar mídias e redes sociais pré-existentes para aumentar o reconhecimento de uma marca, através do processo de replicação natural que acontece nestas redes.

É na verdade a evolução da velha ideia do marketing boca a boca, mas que ganha novos contornos e uma força exponencial com o advento das novas mídias na Internet, e da velocidade e abrangência das comunicações entre os internautas neste meio.

No processo de marketing viral a mensagem é transmitida primeiro a alguns usuários, que por interesse, diversão ou algum outro tipo de motivação, propagam a mensagem para duas ou mais pessoas.

A repetição deste comportamento, com os usuários que receberam a mensagem, voltando a enviá-la para dois ou mais amigos, através das redes sociais, é que causa o chamado efeito viral na web.

Entendendo melhor

Na Internet o marketing viral consiste em difundir a informação através das redes existentes, sejam elas email, blogs, Google+, Facebook, Twitter, e outras, de forma a que a mensagem se espalhe e “contamine” os usuários.

A forma mais eficiente de viralização da mensagem é a difusão de informações e conceitos da marca através da mensagem, agregando valor e conteúdo a ela.

Estratégias

De acordo com o Dr. Ralf F. Wilson temos seis princípios básicos do marketing viral que são :

  •     Distribuir gratuitamente produtos e serviços.
  •     Oferecer meios sem esforço de envio para outros.
  •     Tornar escalável do pequeno para o muito grande.
  •     Explorar as motivações e comportamentos comuns.
  •     Utiliza redes de comunicação já existentes.
  •     Tira proveito de recursos de terceiros.

Neste processo de seis etapas é possível criar uma peça de publicidade ou mensagem viral que ganhe escala e se propague pela Internet.
Motivações do efeito viral no marketing

A Accelera Vendas trabalha nestes e em outros novos processos, entendendo que todo processo de viralização depende da motivação espontânea dos usuários que propagam a mensagem.  Só podemos entender por que uma mensagem é difundida rapidamente pela Internet, se entendemos os motivos que levam um usuário a retransmitir a mensagem a outros.

Estas motivações foram estudas por inúmeros autores, e podemos aqui destacar a principais motivações a serem consideradas na criação de uma campanha viral:

  • Funcional : Na motivação funcional a ferramenta é inerentemente viral. Nela o uso da ferramenta leva a transmissão automática da mensagem. É o caso do Hotmail, que leva consigo um link estimulando o usuário que recebe um email, a criar uma nova conta.
  • Pessoal : Na motivação pessoal o usuário tem algum interesse direto na sua propagação. É o caso dos programas de afiliados, onde uma comissão é paga ao usuário toda vez que uma compra é resultado de uma mensagem enviada por ele.
  • Emocional : Na motivação emocional o usuário sente algo, se envolve com a mensagem, e por isso a propaga. É o caso de vídeos engraçados, campanhas publicitárias virais que apelam para o emocional, ou campanhas de solidariedade.
Exemplo interessante

Pouca gente sabe mas um exemplo de marketing viral, foi o e email que hoje é da Microsoft, sim, o hotmail ! Ele foi um dos primeiros serviços gratuitos de web-mail que devido à simples frase que surgia em cada mensagem que cada utilizador enviava “Get your free and private e-mail at http://hotmail.com” nos primeiros seis meses após o seu lançamento atingiu um milhão de utilizadores e ao fim de um ano e meio, 12 milhões de utilizadores, altura em que foi vendido à Microsoft por cerca de 400 milhões de dólares. A promoção do filme A Bruxa de Blair (The Blair Witch Project) é outro caso de sucesso de  marketing viral, um filme com um orçamento extremamente reduzido que foi um dos filmes mais rentáveis e mais vistos de todos os tempos, devido à divulgação online, sugerindo que o filme (de terror) era um documentário (retratando eventos reais) e à propagação exponencial dessa mensagem. Existem algumas técnicas para que uma mensagem de viral marketing se propague exponencialmente, uma das mais importantes é que suscite dúvidas, às pessoas que o visualizarem, sobre a veracidade da mensagem, de forma a despertar o interesse e a curiosidade.