Menu

O que é Lead

O que é lead

geração -> retorno -> classificação = VENDAS !

O que é Lead, você sabe ?

Antes de perguntar o que é Lead? Vamos imaginar a seguinte situação : No mundo físico, quando um amigo ou cliente lhe indica um possível futuro cliente, lhe passando o nome, telefone ou outra informação dele para você, ele está lhe dando um Lead !

Então o que é um Lead ? É apenas aquela pessoa de quem você tem (lhe forneceu expontâneamente ou foi indicada) informações de contato como nome, e-mail, telefone Etc. Aqui na Accelera, a nossa missão principal é fazer estes leads chegarem até você e isso pode ser conseguido de várias formas.

Conseguindo mais leads para você

Normalmente podemos fazer um anuncio simples, bonito, atraente, com um bom texto que atraia possíveis clientes, nós colocamos esses anúncios por onde as pessoas “passeam” na web.

Nas redes, em sites de busca, em sites de cadastro de empresas, enviamos esse anuncio por email e aqueles possíveis clientes (leads) que se interessarem pelo anuncio irão até seu site (bastando clicar no anúncio), lá entenderão melhor o que é sua empresa, do que se trata o anúncio, etc. e Poderão fechar negócio com você.

Outra “técnica” que tem dado muito certo, é a troca de uma oferta de valor significativo para o lead – essa oferta geralmente é um brinde físico ou um produto digital (como um e-book por exemplo).

O lead então, também é alguém que demonstra interesse nos seus negócios, produtos e serviços. Costumamos dizer que funciona como um funil :

1. As pessoas estão “passeando” na internet como passeam num shopping por exemplo.
2. Mesmo quando as pessoas vão num shopping apenas para passear, podem passar numa vitrine e achar alguma coisa interessante, neste momento ela já virou um lead.
3. Ela deve entrar na loja e querer entender melhor sobre o que interessou a ele
4. Sabendo dos detalhes ele deve decidir se compra, pega informações da loja ou do vendedor, resolve mais tarde, etc.

O que é Lead – Funil de Vendas

Na verdade nós poderíamos colocar então uma loja no ar. Com os preços, informações dos produtos, etc. E esperar que os clientes apareçam para comprar.

A ideia é, além de fazer isso, nós também geramos interesse nas pessoas sobre determinados assuntos relacionados ao produto / serviço que se quer vender. Isso vai gerar leads que com certeza vão aumentar as suas vendas.

Os benefícios de gerar Leads está relacionado ao comportamento dos clientes. Chet Holmes, em seu livro The Ultimate Sales Machine, apresenta que o momento de compra dos clientes segue quase que um padrão. Ele aponta que apenas 3% busca opções e quer comprar algo e cerca de 7% está aberto a propostas de venda.

O comportamento na hora de comprar

O que é lead

Olhando a pirâmide de comportamento, nós perguntamos : como é possível atingir um percentual maior de clientes e ter mais credibilidade em seu trabalho ?

<iframe width=”951″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/aE8yNGzKyAE” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>

Voltando para Holmes, no livro ele faz a seguinte pergunta: “imagine um estádio cheio com seus potenciais clientes e que você pudesse falar para eles por alguns minutos. O que diria ?” A maioria das pessoas responde a essa pergunta com a história ou os benefícios oferecidos pelo seu produto ou serviço, dessa forma fazem uma espécie de venda direta.

O problema nessa abordagem é que ao começar a falar isso, pelos estudos, faria com que 90% das pessoas que estão no estádio simplesmente se levantariam e fossem embora.

Mais do que vender diretamente !

Por isso que repassamos o discurso para seus clientes, ou seja, o que você pensa, ou o que a sua empresa representa, em blogs, Twitter, Facebook, email marketing, etc. – Nós focamos na oferta de conteúdo útil para o cliente, independente do momento da compra em que se encontre. É preciso falar algo interessante para que as pessoas continuem a ouvir e a querer saber mais.

Essa estratégia é aplicada na geração de Leads. Se o seu site só apresentar informações sobre seus produtos e serviços a tendência é que essa mensagem só atinge aqueles 3% a 10% apresentados na parte de cima da pirâmide.

Por isso, para não deixar de lado e perder os outros 90%, você pode criar ofertas de valor e capturar as informações de contato dessas pessoas. Assim, você pode, com o passar do tempo, apresentar informações e bom conteúdo e tentar transformá-las em oportunidades de vendas.

Mesmo assim, várias empresas insistem em focar somente em “prospects”, estas empresas não sabem responder o que é Lead. Mas estão sempre se justificando com a produtividade.

Sobre isso, nosso argumento é imbatível, pois saber o que é Lead, e trabalhar corretamente as técnicas, leva a um aumento significativo de vendas e a uma queda no custo das campanhas de Marketing e de Vendas.

Veja mais aqui no canal do empreendedor, sobre o que é lead.