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Momento de crise ? Brindes pode ser uma excelente estratégia !

Quando chegamos num momento de crise, as dúvidas são grandes, e a maior nós já sabemos : “Qual custo eu posso cortar ?”. Vamos então cortar os investimentos em marketing correto ? ERRADO !!! Se seu negócio está passando por dificuldades, o momento não é de desaparecer do mercado, mas exatamente o oposto, aparecer ainda mais e conseguir mais clientes que vão voltar a oxigenar a empresa.momento de crise

Momento de crise – Verba menor e mais produtiva !

Você pode até reduzir a verba, mas tente pelo menos acompanhar mais de perto, verbas menores são muito eficazes quando planejadas adequadamente. O que é necessário pensar é qual o Retorno do Investimento que se fez no marketing. Também conhecido como “ROI”, sigla em inglês que significa Return Of Investiment, em poucas palavras um bom exemplo seria : Se eu coloquei R$ 1000,00 para o marketing, e consegui 2 clientes no processo, cada cliente me custou R$ 500,00. Como eles compraram juntos, R$ 2.340,00, eu tive um ganho por cliente médio de R$ 670,00.

Pois bem, em momento de crise, é sempre bom não só ir a busca de novos clientes, mas fidelizar os que já compram no seu negócio. Em ambos os casos, os brindes desempenham papel muito importante e de grande relevância.

Momento de crise – Brindes associados a ações de marketing digital

O brinde é interessante, pois o seu cliente (antigo ou possível), recebe a ação de marketing digital (que é intangível), mas interage com um produto físico, lembrando sua marca a cada interação. E quanto mais útil o brinde for, quanto mais a mostra ele ficar, essas características de utilidade e e disponibilidade também ficarão subentendidas em seu inconsciente.

momento de criseEntão, lembre-se que um brinde não é apenas um produto. Trata-se de um elo emocional entre a marca e seu público-alvo. Tendo praticamente o mesmo efeito que que ações pontuais de divulgação, pois possui um resíduo de longo prazo e isso em momento de crise pode ser crucial ao seu negócio.

É claro que, mesmo em momento de crise e pouco dinheiro para se gastar, um brinde nunca vai substituir uma ação de mídia, entretanto, se você tiver reunido grupos de clientes que possam ser impactados com brindes, a lembrança de sua marca será muito maior e prevalecerá por um período mais longo. Existem vários estudos e pesquisas realizadas, principalmente nos Estados Unidos, comprovando essa tese, muitos deles disponíveis na Associação Internacional de Produtos Promocionais  (PPAI, sigla em inglês).

Momento de crise – A Magia do Brinde

Uma pesquisa feita aqui no Brasil, chamada “A Magia do Brinde”, executada pela Agência 96, em parceria com a empresa PiniOn, mostrou que um brinde bem planejado gera freqüência, preferência, experimentação, recompra e lembrança para as marcas, além de proporcionar grande felicidade para o consumidor.

Entre as constatações gerais desta pesquisa, destaco algumas delas:

– 57% dos entrevistados trocariam de marca na hora da compra se o concorrente oferecesse um brinde atrativo;
– 45% mantém-se fiéis a uma marca que oferece brindes relevantes
– 56% disseram que se o brinde for colecionável e legal, comprariam o produto para garantir a coleção
– 76% comprariam novamente um produto, após ganhar um brinde relevante da marca, se a experiência com o produto foi boa;

Então, esqueça esse momento de crise e todo o pessimismo que ele trás, vamos pensar positivo, vamos investir ! Uma boa dica é bolar uma boa ação promocional e associa-la a um brinde, o efeito residual será ainda maior, pois as experiências positivas vividas são materializadas no brinde e serão lembradas toda vez que ele for usado, potencializando resultados e fortalecendo a marca.momento de crise

Assim, se você não tem mais uma verba de comunicação de alto impacto, utilize pelo menos ferramentas que possam sensibilizar emocionalmente seu cliente.

 

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