Menu

É melhor subir Vídeo no Facebook ou Youtube?

Março 14, 2013 - Artigos
É melhor subir Vídeo no Facebook ou Youtube?

O consumo de conteúdo em vídeo na internet tem crescido muito e o Facebook está travando uma grande batalha com o Youtube para conquistar a maior fatia desse mercado. Fica a dúvida: onde é melhor subir seus vídeos?

O Youtube é uma grande e poderosa rede social e é praticamente a principal fonte de stream de vídeo na internet hoje. Mas o Facebook não fica atrás e tem aprimorado seus recursos para atrair mais usuários. Há vantagens e desvantagens em cada um desses serviços, mas penso que o Youtube ainda está à frente.

Vídeo no Youtube ou no Facebook?

Hoje em dia é inegável a demanda por vídeos e os produtores de conteúdo precisam se adaptar a esta realidade. Mesmo um pequeno Blog tem que criar conteúdo neste formato, pois há um público cada vez maior para esse tipo de formato.

Mesmo que o Youtube seja minha plataforma de vídeo preferida, não podemos esquecer que o Facebook tem milhões de usuários online constantemente. Sua desvantagem está no fato de que as pessoas navegam pela timeline em busca de informações rápidas e de pouca profundidade (na maioria das vezes). No Facebook estão menos dispostas a parar e dedicar atenção exclusivamente a um vídeo por vários minutos (mesmo que sejam apenas 2 ou 3 minutos).

Já no Youtube o foco de quem acessa é mesmo assistir vídeos, navegar pelos canais em busca de mais entretenimento e/ou informações. Toda a estrutura do site foi desenvolvida para aprimorar a experiência do usuário e gerar mais cliques para outros vídeos.

Vimos a empresa Facebook adicionar recursos bem interessantes em sua estrutura, incluindo a transmissão de vídeos ao vivo e como transmitir Vídeos ao Vivo pelo Facebook, e entrou mesmo na briga com o Youtube para atrair mais produtores de vídeos, estimulando o upload em sua plataforma. E agora até aprimoraram o Instagram para permitir novos formatos de vídeo e um novo sistema de compartilhamento semelhante ao SnapChat. Só pra lembrar: o Instagram é do Facebook.

Não dá pra saber ainda que vai vencer esta disputa. Cada serviço tem um foco diferente, mas complementares. Depende muito dos objetivos do produtor de conteúdo para determinar qual a melhor plataforma na hora de subir vídeos para a internet. Inclusive, deve-se destacar que até o estilo do conteúdo precisa ser adaptado ao local onde for adicionado.

Fonte: ferramentasblog