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Marketing digital: os quatro erros mais comuns

Julho 12, 2016 - Artigos

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A divulgação da sua marca ou do seu produto é uma das principais formas de conseguir novos clientes e fidelizar ainda mais os já antigos. Mas apesar de todos os esforços para fazer uma divulgação de marketing digital bem feita, os resultados podem acabar não chegando.

Muitas empresas ainda precisam entender que as ações de marketing digital vão muito além de posts na rede social. Planejamento e análise profunda dos dados de retorno de ações são de extrema importância para quem quer fazer uma campanha que traga bons resultados. Veja os quatros erros mais comuns e mais cometidos em marketing digital e descubra se sua empresa os comete.

1 – Não pensar no público alvo
Por mais óbvio que soe, aparentemente é pouco entendível que ações de marketing digital não são feitas para você. E por um simples motivo: você não é o seu próprio consumidor. Antes de qualquer coisa, é preciso definir para quem suas campanhas serão dirigidas.

Caso sua empresa tenha vários perfis de consumidor, um bom planejamento ajuda nessa questão. É preciso, antes de tudo, definir quem é o seu cliente ideal. Com informações sobre os hábitos de consumo e até mesmo preferências pessoais, sua campanha digital vai causar o efeito desejado.

2 – Falta de planejamento
A expressão “não coloque todos os seus ovos em uma mesma cesta” é muito usada no mercado financeiro, mas o seu significado pode, sim, ser aplicado em marketing digital. A frase quer dizer para não centrar todos os seus esforços em um lugar só, ou seja, é preciso diversificar suas ações.

A estratégia de ação precisa ser completa e, por isso, é preciso planejar com antecedência o que será feito. Para garantir o sucesso, planeje com antecedência qual o tipo de conteúdo produzido, onde será publicado e como essas ações vão contribuir para o seu objetivo final. É importante ter em mente também com que frequência essas informações serão publicadas.

3 – Falta da definição dos objetivos
Se a sua estratégia de negócios não definir qual o objetivo final de cada ação, será difícil saber se suas intervenções têm gerado resultado positivo. O inverso também é verdadeiro. Sem uma análise com base nos objetivos, torna-se quase impossível saber se os resultados obtidos são bons ou ruins

Objetivos mais eficazes e com mais chances de darem certo são planejados com antecedência e atendem alguns pré-requisitos como: especificidade, mensuráveis, atingíveis, reais e com intervalo de tempo definido. Afinal, não adianta criar um objetivo quase impossível de ser atingido ou não dar um prazo para os colaboradores conseguirem colocá-lo em prática.

4 – Falta de análise dos resultados
No mundo do marketing digital não existem suposições, achismos e meio certos. Ou a campanha gera resultados ou gera resultados. Com a tecnologia estão disponíveis programas gratuitos e ferramentas que mostram os dados e os resultadas das ações.

No entanto, esse retorno oferecido pode confundir muitas pessoas. É preciso saber o que medir e essas métricas são definidas a partir dos objetivos estabelecidos. As métricas também podem ajudar na hora de definir novos ações e alvos no mercado.

(Fonte: Panrotas)