Menu

Internet no Brasil : Liderança das Mulheres !

Brazil-Internet-100-millionDe acordo com uma pesquisa recente do Ibope, as mulheres são maioria na internet brasileira. O Estudo apontou que 53% dos usuários de web são mulheres. Elas então estão liderando a presença online no Brasil. Sobram então 47% que são homens. Como no Brasil a população de mulheres excede a de homens, isso não deixa de ser reflexos da população brasileira, deve-se levar em conta também que elas costumam estudar mais que os homens, e isso hoje em dia incorre em mais tempo pesquisando nas redes. Do ponto de vista do marketing, é interessante saber que existe o interesse delas pela rede, podemos montar campanhas de marketing sabendo disso e focando neles ou nelas, quando quisermos os resultados de acordo com o gênero, levando em conta a tomada de decisão para cada produto/serviço.
o-nmero-de-usurios-de-internet-no-brasil-8-728 o-nmero-de-usurios-de-internet-no-brasil-10-728

O Ibope ainda separou os internautas brasileiros por classe econômica. As classes D e E, que representam 21% da população total, são apenas 10% dos internautas, enquanto a classe A representa 4% dos internautas brasileiros mesmo sendo apenas 2% da população total do país. A maioria então dos usuários da rede é das classes B  com 34% e C com 52%. Estas duas classes somadas chegam a 86% dos internautas, dado importantíssimo no planejamento de marketing digital da sua empresa.

Em relação a idade, o Ibope afirma que a faixa etária que vai dos 25 aos 34 é a mais presente na rede, sendo 32% do total. Os brasileiros com idades entre 16 e 24  representam 28% e são os segundos colocados.
o-nmero-de-usurios-de-internet-no-brasil-31-728 o-nmero-de-usurios-de-internet-no-brasil-24-728

Ainda, em relação a Região do Brasil, seguindo mais uma vez, a distribuição da população pelo país, 49% dos internautas está na região sudeste, 22% no nordeste, 14% no Sul, 8% no centro-oeste e 7% no norte. Quando o assunto é escolaridade, 50% dos internautas completou o ensino médio, 29% concluiu o superior e 20% possui ensino fundamental.

Se levarmos em conta a penetração da rede entre pessoas que concluíram o ensino superior, 90% desses indivíduos tem acesso à web. Entre os que terminaram o ensino médio, 71% tem acesso e 24% dos que tem o ensino fundamental são internautas.

A pesquisa considera usuário da rede quem acessou a internet pelo menos uma vez nos três meses anteriores à entrevista e foi feita com brasileiros maiores de 16 anos entre julho e dezembro de 2014. Nesta pesquisa, o número de pesquisados ou a estimativa do total dos internautas no Brasil não foram divulgados.

Em relação a hábitos de consumo, sabemos que 22% dos internautas compram regularmente pela internet. Esse número cresce a cada ano seguidamente. Os dados que possuímos sobre redes sociais são antigos, mas mostram que o brasileiro está passando cada vez mais tempo nas redes. O facebook por exemplo, triplicou de tamanho nos últimos 5 anos chegando atualmente a quase 90 milhões de usuários).

Fonte : Tecmundo e Slideshare